29 de jul de 2013

Jornal de Segunda


Segunda-feira, fria, cinzenta, rabugenta e preguiçosa. E assim começamos mais uma semana de estudos, trabalho, whatever. Então pega aí um café e acompanha comigo um resuminho das 4 notícias mais comentadas durante a semana passada, para se manter bem atualizado do que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Papa Francisco #partiu
Que o papa é pop, todo mundo já se ligou né? Ele desembarcou hoje em Roma após ter passado a última semana em terras brasileiras, onde participou da Jornada Mundial da Juventude e, durante o vôo, respondeu algumas perguntas polêmicas de jornalistas a respeito da posição da igreja quanto ao homossexualismo e ao sacerdócio de mulheres. Afirmou que os gays não devem ser julgados e nem marginalizados, mas sim integrados a sociedade, dizendo que "Se uma pessoa é gay e procura Deus e a boa vontade divina, quem sou eu para julgá-la?". Quanto ao sacerdócio de mulheres, ele afirma ser definitiva a proibição, apesar do que dizem os defensores sobre ela ser totalmente arcaica. Falou também sobre o Banco do Vaticano, afirmando que criou uma comissão para investigar os escândalos, que podem levar a reforma ou até mesmo ao fechamento do banco.

Marcha das Vadias
Em contra partida a essa visita do papa ao Brasil, ocorreram vários protestos reivindicando  temas como Estado Laico (sem religião), direito ao aborto e fim da misoginia (preconceito contra as mulheres). Alguns grupos perderam a linha, chegando a destruir imagens religiosas e até usa-las como "consolo" durante o protesto. Mas a maioria protestou apenas expondo os corpos pintados e gritando frases de impacto. No final do percurso previsto, os manifestantes também protestaram contra o governo do Rio de Janeiro, principalmente pela instituição da "Paz armada".

Bebe Real
Outro assunto que não saiu da boca do povo essa semana foi o nascimento do filho do Príncipe Willian com sua esposa Kate Middleton, que saiu toda diva do hospital um dia após o parto normal, vestindo um vestido azul de bolinhas brancas, seguindo as tradições da família real inglesa, para homenagear o pequeno príncipe, que se chamará George Alexander Louis.




Faz frio no Brasil
Reclamar do frio e/ ou do calor intenso é um clichê medonho, mas essa semana que passou não deu mesmo pra evitar. As baixas temperaturas atingiram o sul, sudeste, centro-oeste e norte do país, foram recorde em décadas. E até nevou em mais de 120 cidades da região Sul, principalmente no estado de Santa Catarina, além de geadas, chuvas e ventos fortes nestas regiões, o que causou muita preocupação e prejuízo, principalmente nas zonas rurais, uma vez que muitas plantações foram destruídas pelo frio intenso. Por outro lado, houve alta no turismo das cidades onde chegou a nevar.


Ok, e nós, reles mortais, como ficamos no meio disso tudo? Comente, divida e debata sua opinião sobre esses assuntos com a gente! Afinal, querendo ou não, são temas que interferem diretamente no nosso dia-a-dia. Bom começo de semana pra todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários