igualdade

Quabrando Tabus - Racismos

12:55


Meu primeiro namorado era negro, tinha pele cor de chocolate com leite e cabelos tão enroladinhos que a água quase não entrava. Eu adorava isso nele. Gostava mais ainda do sorriso largo que se abria em seus lábios grossos quando olhava para mim. Admirava acima de tudo o seu caráter, sua boa índole e a inocência de seus olhos castanhos. Ele era uma pessoa muito linda, por dentro e por fora. Digo que era porque nossas escolhas nos levaram a seguir caminhos diferente e já faz muitos anos que não temos mais contato.

Um dia, ouvi alguém dizer "ele é negro, mas é gente boa". Aquilo ficou martelando na minha cabeça por algum tempo, pois não fazia sentido nenhum. Nunca consegui entender a relação entre uma cor e o caráter de alguém. E sabe por que? Por que não existe relação alguma entre uma coisa e outra! Cara, não tem nexo nenhum dizer uma coisa dessas.

É um absurdo trombar com uma afirmação dessas em pleno século 21, com tanta fonte de esclarecimento, diversidade cultural, globalização geral. O Brasil, assim como muitos outros países, foi construído por escravos negros que foram forçados a deixar suas terras de origem, e trabalharam de sol a sol nas lavouras e construções por um mísero prato de comida, quando não apenas para não levar uma surra, e você quer dizer qualquer coisa que seja sobre um negro baseado apenas na cor de sua pele? E quer que eu concorde com uma coisa dessas?

O que tem por dentro, não consegue transparecer na pele. Preconceito, como a própria palavra já diz, é a pura ignorância, é formar um conceito sobre seja lá o que for antes de ter informações a respeito. O mais bizarro de tudo isso, é que há também muito negro racista. E não me venha com essa de politicamente correto de "afro-descendente", caralho eu sou uma mistura de raças, não sou nem branca, nem preta, nem amarela, nem parda. Vão me chamar do que? Vira-lata? Perdão, o termo correto hoje em dia é SRD - Sem Raça Definida.

E aí? Estou sofrendo racismo também. Sofro racismo toda vez que vou me inscrever para um concurso ou vestibular e não tenho a opção de me enquadrar em nenhuma cota. Quando é que vão entender que uma cor não tem nada a ver com seu caráter e sua capacidade mental e intelectual? Cotas são mais um absurdo inventado para tampar o sol com a peneira, não seriam necessárias se houvesse igualdade social e educação de verdade nesse país. Ainda não entenderam por que o povo está se revoltando? Demorou é muito na minha opinião!


A gente está aí, batalhando por uma vida melhor, igualmente, independente da cor da nossa pele. Gente boa e gente ruim estão por aí, em toda parte, mais uma vez independente da cor de sua pele. Eu tenho preconceito sim. Tenho preconceito contra gente ignorante e preconceituosa.

Eu me chamo Marília, sou brasileira. Descendo de índios, negros e europeus. Minha pele é clara, meus cabelos são escuros, e minha mente é aberta. E você?



You Might Also Like

0 comentários

Comentários

SUBSCRIBE

Todo o conteúdo é criado pela equipe do blog e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada ao seu devido autor. - See more at: http://www.raiannymartins.com/2014/03/cartas-para-o-meu-primeiro-amor-mais-um.html#sthash.F1Ctpv9o.dpuf
Todo o conteúdo é criado pela equipe do blog e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada ao seu devido autor. - See more at: http://www.raiannymartins.com/2014/03/cartas-para-o-meu-primeiro-amor-mais-um.html#sthash.F1Ctpv9o.dpuf

Todo o conteúdo é criado pela equipe Idealiizar e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada a seu devido autor. Todas as opiniões aqui expressas são de total responsabilidade de seus autores. Declaro que as imagens aqui utilizadas não são de minha autoria, salvo exceções, e que qualquer problema relacionado ao uso indevido de imagem deverá ser encaminhado para idealizar.me@gmail.com.