aids

Quebrando Tabus - Sexo seguro

13:23



"Sexo seguro, pode fazer tudo, contanto que seja com camisinha. Isso é importante lembrar..." - Renato Russo, um dos maiores poetas da história da música brasileira na minha opinião, diz isso entre uma música e outra no dvd Acústico MTV Legião Urbana. Impossível não notar certa melancolia nessa declaração, uma vez que ele, apesar de discreto, já sabia que era soro-positivo e morreu, assim como Cazuza e tantos outros não tão conhecidos, por complicações da doença.

Ainda hoje, espantosamente, o HIV- AIDS é um grande tabu para a sociedade. Apesar disso, é extramente necessário que haja informação aberta sobre o assunto, uma vez que essa é a única forma efetiva de prevenir a população em geral sobre a doença.

O que é?
O HIV é o vírus transmissor da AIDS, que é uma doença auto-imune, o que quer dizer que ela ataca as células de defesa do organismo, enfraquecendo o indivíduo ao ponto que um simples resfriado pode mata-lo.

Como é transmitido?
O vírus transmissor da AIDS está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, portanto o contato com qualquer destes pode transmitir a doença.

Como evitar?
Evitar o contato com o HIV é fácil, basta não compartilhar com ninguém seringas ou objetos cortantes (como alicate de unha, por exemplo), e praticar sexo seguro, ou seja, camisinha sempre! A camisinha não previne só a AIDS, mas também todas as doenças sexualmente transmissíveis, além de prevenir a gravidez indesejada.

Mais sobre a AIDS
. Não é transmitida pelo ar;
. Não é transmitida pelo contato de pele;
. Ao contrário do que muita gente pensa, nem todos os soros-positivos são homosexuais ou viciados em drogas, a maioria contrai a doença pela simples falta de informação;
. Ainda não há cura para AIDS;
. Soro-positivos hoje em dia podem levar uma vida longa e completamente normal através de tratamentos com remédios bem eficazes;
. Conviver, abraçar e principalmente respeitar pessoas que possuem HIV-AIDS está completamente liberado e não afeta ninguém.

Portanto, falar sobre sexo abertamente é necessário e esse assunto deve ser introduzido desde cedo na vida das pessoas. Todos temos desejos, independente de nossas crenças, religiões, classe social, raça ou opção sexual, todos temos o direito de satisfazer esses desejos, e também o dever de nos proteger contra consequências indesejadas, sejam as doenças ou mesmo uma gravidez não planejada. E o único modo de fazer isso, é através da informação.

Aproveito para fazer um apelo também contra o aborto, a não ser em casos extremos como de estupro ou anencefalia, pois há formas muito simples de se prevenir contra a gravidez também, além da camisinha, há remédios anti-concepcionais e muitos outros dispositivos. A criança que cresce dentro de alguém não tem culpa pelas besteiras que essa pessoa fez para chegar a gera-la, e tem o direito a vida. 


You Might Also Like

0 comentários

Comentários

SUBSCRIBE

Todo o conteúdo é criado pela equipe do blog e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada ao seu devido autor. - See more at: http://www.raiannymartins.com/2014/03/cartas-para-o-meu-primeiro-amor-mais-um.html#sthash.F1Ctpv9o.dpuf
Todo o conteúdo é criado pela equipe do blog e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada ao seu devido autor. - See more at: http://www.raiannymartins.com/2014/03/cartas-para-o-meu-primeiro-amor-mais-um.html#sthash.F1Ctpv9o.dpuf

Todo o conteúdo é criado pela equipe Idealiizar e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada a seu devido autor. Todas as opiniões aqui expressas são de total responsabilidade de seus autores. Declaro que as imagens aqui utilizadas não são de minha autoria, salvo exceções, e que qualquer problema relacionado ao uso indevido de imagem deverá ser encaminhado para idealizar.me@gmail.com.