dia mundial do rock

Semana I Love Rock'n Roll - História do Rock Nacional

11:17




Quem disse o Brasil não é país de rock está completamente enganado. O rock chegou por aqui já na década de 1950, quando ainda estava dando seus primeiros passos lá fora também. Pra quem duvida, aí está a prova, o tema do filme Sementes da Violência (Blackboard Jungle), na voz da cantora brasileira de samba-canção, Nora Ney.


ROCK AROUND THE CLOCK - NORA NEY


E o primeiro rock propriamente dito brasileiro data de 1957, escrito por Miguel Gustavo e gravado por Cauby Peixoto!


ROCK AND ROLL EM COPACABANA - CAUBY PEIXOTO


Daí em diante, vários artistas brasileiros gravaram suas versões de músicas americanas. O título de primeiro conjunto de rock nacional ficou com Betinho e seu conjunto, mas os irmãos Tony e Celly Campelo (Oh oh cupido vê se me deixa em paz... ♪) foram os primeiros verdadeiros ídolos do rock nacional.


Já na década de 1960, a conhecida Jovem Guarda, se inspira no gênero apelidado de "iê-iê-iê", dos Beatles, para inovar completamente a cena musical brasileira, contrariando com isso vários ícones do MPB, que protestaram bravamente contra as guitarras elétricas. No meio dessa disputa, surge enfim o gênero conhecido como Tropicália, misturando a tradicional música brasileira com as essas novas tendências, resultando em bandas como Os Mutantes.

Nisso chegamos à décade de1970, quando por conta do regime militar no Brasil, alguns artistas foram exilados fora do país, junto com políticos e intelectuais da época. Entre eles estão Gil e Caetano, que chegaram a gravar discos enquanto estavam exilados na Inglaterra. Nessa década também surgiram bandas nacionais de renome, como Secos e Molhados, Novos Baianos e Raul Seixas.

Mas foi na década de 1980 (minha preferida, particularmente ♥) que o rock se popularizou de vez no Brasil, com o lançamento de bandas como Paralamas do Sucesso, Titãs, Barão Vermelho, Engenheiros do Hawaii, Capital Inicial, Legião Urbana, RPM, Ira!, Sepultura, Blitz e muitas outras que eu passaria um dia inteiro só contando sobre elas.

Passada essa explosão do rock nacional, na década de 1990 continuaram aparecendo novas bandas e novas tendências e misturas musicais para experimentar com essa nova ousadia e liberdade. Assim apareceu Skank, Pato Fu, Raimundos, O rappa, Charlie Brown Jr, Cassia Eller, Jota Quest e Los Hermanos, pra citar só algumas.

Com a virada do milênio, a tendência do rock nacional foi cada vez mais pendendo para hardcore, com músicas mais melodiosas (pra não dizer melosas ), com o surgimento de bandas como CPM 22, Detonautas Roque Club, Pitty, Nx Zero e Fresno. Além de bandas com uma espécie de surf music, como Forfun e Scracho.

Tá vendo só, rock também é cultura, cara! rsrs
Acompanhem, que essa semana ainda tem muito mais rock'n'roll pra vocês por aqui.


You Might Also Like

0 comentários

Comentários

SUBSCRIBE

Todo o conteúdo é criado pela equipe do blog e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada ao seu devido autor. - See more at: http://www.raiannymartins.com/2014/03/cartas-para-o-meu-primeiro-amor-mais-um.html#sthash.F1Ctpv9o.dpuf
Todo o conteúdo é criado pela equipe do blog e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada ao seu devido autor. - See more at: http://www.raiannymartins.com/2014/03/cartas-para-o-meu-primeiro-amor-mais-um.html#sthash.F1Ctpv9o.dpuf

Todo o conteúdo é criado pela equipe Idealiizar e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada a seu devido autor. Todas as opiniões aqui expressas são de total responsabilidade de seus autores. Declaro que as imagens aqui utilizadas não são de minha autoria, salvo exceções, e que qualquer problema relacionado ao uso indevido de imagem deverá ser encaminhado para idealizar.me@gmail.com.