07 de setembro

Brasil, mostra tua cara

13:40

brazil flag - Pesquisa Google




Sete de setembro de 2013. O Brasil completa hoje 121 anos de independência. Há 121 anos atrás o Brasil deixa de fazer parte da colônia portuguesa e se torna o que é hoje, ou o que deveria ter sido. Como uma criança que foi deixada no mundo para crescer. E sim, nós crescemos. 
 
Podemos não ter o melhor PIB ou o melhor IDH do mundo. Podemos ter políticos corruptos, leis que não são aplicadas, pessoas que abusam de sua autoridade visando seu próprio mundo. Mas todos esses protestos, essa volta a década de 60, mostram que nós brasileiros estamos dispostos a mudar isso. Arrepia-me o corpo todo só de ver as imagens das pessoas que invadiram o planalto central, a Av Paulista, a Praça da Sé, as prefeituras de várias cidades. Imagine como foi estar presente? Imagine como foi tentar mudar o país?
 
WANNABE GRANNY | via Tumblr

 
Nossa cultura pode estar um pouco machucada também. Mas isso passa, sempre passa. Pensemos nos poetas antigos, em quantos livros e poemas foram escritos quando essa nossa São Paulo não passava dos 500 mil habitantes. Vamos nos lembrar de como foi a rejeição quanto à semana de arte moderna em 1922, quando os artistas brasileiros se negaram incluir em suas obras a cultura britânica. Vamos lembrar de obras que enchem até hoje nas prateleiras das bibliotecas e, embora poucos usufruem dela, ela continua lá de braços abertos te esperando. E não se esqueçam, é Brasil com S e não americanizado do jeito que já foi.
 
Vamos pensar na nossa língua que, vista aos olhos daqueles que não tiveram a sorte de nascer brasileiro, é extremamente difícil. Com suas variações e principalmente as mudanças recentes. Sem falar no povo brasileiro. Podemos ser o país do futebol, do samba e da boêmia. Mas isso nós não podemos mudar, somos assim, alegres e divertidos. Não dispensamos aquela cerveja gelada depois do trabalho, um passeio com os amigos, acordar cedo no domingo e sair para uma caminhada na mata. É claro, existe uma minoria que insiste em sujar essa nossa história, esse nosso nome, esse nosso ser. Mas existem essas pessoas assim lá fora também e porque nós nunca ouvimos falar delas? Porque nós temos a péssima mania de apontar nossos defeitos e esconder nossas qualidades em baixo de panos.
 
любимый Рио-де-Жанейро 😻💜

 
Independência nos Estados Unidos não é só mais um feriado nacional. É o dia em que as fábricas e comércios param completamente para pensar na sua história. Onde eles se orgulham de terem nascido naquele território e falarem aquela língua. Caminham pelas ruas sacodindo sua bandeira todos os dias, nós fazemos isso apenas na Copa do Mundo e olhe lá. Mas cara, somos brasileiros. Nunca se esqueça disso. Além do samba nós temos gênios que nasceram aqui, muitos infelizmente saíram em busca de oportunidades melhores, mas estamos mudando isso, né?
 
Temos nossas águas, nossos rios, nossa língua, nossa alegria. Nós temos nossas praias, nossa natureza, nossas leis ambientais que vem sendo criadas e aplicadas recentemente para cuidarmos desse nosso mundo. Temos uns aos outros, temos força, garra e fé. Nós temos vontade de agir, de mudar, de ir pra frente. Não deixe que o brilho dos outros afete o nosso, que na real, é enorme. Não pense que o Brasil é feito apenas coisas ruins, pessoas mesquinhas e fúteis porque isso tem em todo lugar. Tenha orgulho de ter nascido numa terra de raças, línguas e diferenças. Esqueça aqueles que não à respeitam, esses não merecem carregar no peito esse orgulho. Sinta, pelo menos uma vez, orgulho de ser brasileiro. Porque verás que o filho teu, não foge a luta.
 
 
 
 

You Might Also Like

0 comentários

Comentários

SUBSCRIBE

Todo o conteúdo é criado pela equipe do blog e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada ao seu devido autor. - See more at: http://www.raiannymartins.com/2014/03/cartas-para-o-meu-primeiro-amor-mais-um.html#sthash.F1Ctpv9o.dpuf
Todo o conteúdo é criado pela equipe do blog e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada ao seu devido autor. - See more at: http://www.raiannymartins.com/2014/03/cartas-para-o-meu-primeiro-amor-mais-um.html#sthash.F1Ctpv9o.dpuf

Todo o conteúdo é criado pela equipe Idealiizar e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada a seu devido autor. Todas as opiniões aqui expressas são de total responsabilidade de seus autores. Declaro que as imagens aqui utilizadas não são de minha autoria, salvo exceções, e que qualquer problema relacionado ao uso indevido de imagem deverá ser encaminhado para idealizar.me@gmail.com.