azar

It's Friday... 13th? Oh my God!

10:49

 Friday The 13th



Hoje não é dia 30 de outubro mais a bruxa tá solta. Eu sei, péssimo trocadilho. Mas você sabe porque diabos sexta feira 13 é considerado o dia do azar? Eu duvido, porque na verdade ninguém sabe. Essa crença já vem a muito tempo pairando sobre nossas vidas e nem sabemos o porque.
 
Pesquisei sobre teorias relacionadas a tal coisa, todas elas tema ver com morte, perseguição ou crucificação de Cristo que, segundo algumas crenças, aconteceu a santa ceia com 13 pessoas um dia antes da sua crucificação, que Eva havia entregue a maçã à Adão e o Dia do Dilúvio, tudo isso em uma sexta feira treze.
 
A que mais me chamou a atenção foi uma um tanto quanto mitológica, claro. Aconteceu grande banquete onde o deus Odin, deus da sabedoria, realizou a reunião de outras doze importantes divindades. Ofendido por não ter sido convidado para o evento, Loki, deus do fogo, das travessuras, das trapaças, do sexo e dos ladrões, foi à reunião e promoveu uma enorme confusão que resultou na morte de Balder, filho de Odin, uma das mais belas divindades conhecidas. Com isso, criou-se o mito de que um encontro com treze pessoas sempre termina mal.
 
Também na mitologia, muitos acreditam que Friga, deusa do amor e da beleza, cujo nome deu origem às palavras friadagr e friday, "sexta-feira" em escandinavo e inglês. Quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo, a personagem foi transformada em uma bruxa exilada no alto de uma montanha. Para se vingar, Friga passou a reunir-se, todas as sextas-feiras, com outras 11 feiticeiras, mais o próprio Satanás, num total de 13 participantes, para rogar pragas sobre a humanidade. Vingativa essa Friga, não?
 
Mas que algumas coisas importantes mas não tão legais aconteceram em sextas feiras 13 isso não podemos negar. Como no Brasil o decreto do AI-5, na Austrália houve o pior incêndio já ocorrido na sua história e é claro com você que acordou cedo e foi pro escritório ou colégio com esse dia lindo que faz lá fora (hihi, brincadeirinha). Mas para muitos é um dia de sorte, em Portugal nesse dia ocorrem festas em uma espécie de homenagem às bruxas, com feitiços, teatros e queimadas (ironia, que?). É claro que Hollywood não poderia deixar de eternizar essa data com o filme Sexta Feira 13, estrelado pelo nosso amado Jason que nunca mais será esquecido.  
 
Gato preto, trevo de quatro folhas e ferradura atrás da porta. Cada um com sua superstição e nas lendas que acreditam. Eu particularmente acredito no processo de tudo que vai um dia volta, aqui se faz aqui se paga. Enfim, semear pensamentos bons lhe trará coisas boas no futuro. Com ou sem trevo de quatro folhas, sorria. Hoje é sexta feira, treze ou não, o dia tá lindo e cá entre nós, merecemos aquela cerveja, ou chá, bem gelado para celebrar o final de semana, né?
 
 
 
 
 

You Might Also Like

0 comentários

Comentários

SUBSCRIBE

Todo o conteúdo é criado pela equipe do blog e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada ao seu devido autor. - See more at: http://www.raiannymartins.com/2014/03/cartas-para-o-meu-primeiro-amor-mais-um.html#sthash.F1Ctpv9o.dpuf
Todo o conteúdo é criado pela equipe do blog e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada ao seu devido autor. - See more at: http://www.raiannymartins.com/2014/03/cartas-para-o-meu-primeiro-amor-mais-um.html#sthash.F1Ctpv9o.dpuf

Todo o conteúdo é criado pela equipe Idealiizar e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada a seu devido autor. Todas as opiniões aqui expressas são de total responsabilidade de seus autores. Declaro que as imagens aqui utilizadas não são de minha autoria, salvo exceções, e que qualquer problema relacionado ao uso indevido de imagem deverá ser encaminhado para idealizar.me@gmail.com.