inspiração

Tattoo sem Tabu - Proteção tatuada

13:26


Faz um tempo que eu não venho falar de tatuagem, né? Com toda essa história de preconceito acabei me esquecendo completamente de algumas tags aqui do blog. Mas tudo bem, já voltei ao meu estado de espírito normal - que nem é tão normal assim. 

Eu sempre falo que tatuagem tem que ter um enorme significado para mim. Não adianta porque eu não sou daquelas que segue a moda com relação a roupa, imagina um negócio mais sério que é a tattoo? Embora eu confesse pensar diariamente sobre meu próximo desenho sou bem indecisa e não saio procurando motivos para me rabiscar. Eu realmente pego no significado longínquo das coisas e não momentâneo. Até porque - papo de tia velha agora - uma tattoo fica marcada para sempre.

Ontem eu sonhei que tinha tatuado algo relacionado a proteção. Acordei com essa vontade e fui pesquisar um pouquinho sobre - um pouquinho não, muito. Encontrei vários desenhos fofos e alguns significados. Aliás esses desenhos são tão fofos que estou me segurando para não ligar para meu tatuador. Acontece né?




O olho de Hórus é uma das tatuagens mais famosas quando o assunto é proteção. O significado dela vem do Egito antigo - momento aula de história, senta ai. Hórus era o Deus do Sol nascente e, segundo a lenda, seu olho era composto por duas partes - esquerdo e direito - o primeiro simboliza a Lua e o segundo o Sol. A lenda diz que em uma luta com deus Seth - deus da desordem e violência - este acabou arrancando o olho de Hórus que acabou sendo substituído por um amuleto. Eis então que surgiu o "Olho de Hórus". Existem outras teorias e significados que levam a esse mesmo desenho. Mas como eu sempre digo o significado tá dentro de você, né?




O Hamsa é essa mãozinha que me lembra muito o casamento indiano - por conta dos desenhos feitos na mão da noiva e tudo mais. O Hamsa nada mais é do que uma mão simétrica com cinco dedos estendidos - o polegar e o mindinho apontam para os lados do horizonte e o médio é o eixo de simetria. Esse símbolo foi bastante usado pelos judeus e islâmicos - mais aula de história - como um amuleto contra o mau olhado e proteção. É conhecido também como a mão de Deus.  Dizem que esse amuleto era usado como um tipo de tributo a deusa Tanit (deusa chefe do Cartago) pois sua mão afastava o mal. Legal né?




De todas as tatuagens e histórias listadas essa é a que eu me identifico mais. A tatuagem de cruz vem de uma simbologia religiosa onde representa o amor e o sacrifício de Cristo. Além de ser representado na cultura pagã como um equilíbrio das forças da natureza, esse símbolo é um dos mais utilizados por cristãos como proteção. Segundo a igreja - ta acabando a aula, juro - a linha vertical representa a divindade e a horizontal representa o mundo. Sendo assim o ponto onde eles se cruzam é a união do divino com o mundo. Há também outras cruzes e seus inúmeros significados (se tiver interesse dá uma pesquisada antes de se rabiscar, tá?) mas essa foi a que eu mais me identifiquei. Quem sabe nas próximas semanas meu tatuador não receba uma ligação minha, né? (hihi)

O que importa é o que você sente com relação aquilo que vai ser expresso no seu corpo em forma de desenho. Eu achei bem legal essas tatuagens e seus significados porque mistura um pouco de lenda com crença. Ficou inspirado? Se joga então! Ah, existem também outros desenhos com esse significado - como o Maori - vale a pena dar uma pesquisada e encontrar aquele que você mais se identifica!




You Might Also Like

0 comentários

Comentários

SUBSCRIBE

Todo o conteúdo é criado pela equipe do blog e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada ao seu devido autor. - See more at: http://www.raiannymartins.com/2014/03/cartas-para-o-meu-primeiro-amor-mais-um.html#sthash.F1Ctpv9o.dpuf
Todo o conteúdo é criado pela equipe do blog e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada ao seu devido autor. - See more at: http://www.raiannymartins.com/2014/03/cartas-para-o-meu-primeiro-amor-mais-um.html#sthash.F1Ctpv9o.dpuf

Todo o conteúdo é criado pela equipe Idealiizar e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada a seu devido autor. Todas as opiniões aqui expressas são de total responsabilidade de seus autores. Declaro que as imagens aqui utilizadas não são de minha autoria, salvo exceções, e que qualquer problema relacionado ao uso indevido de imagem deverá ser encaminhado para idealizar.me@gmail.com.