Brasil

Quando uma nação desiste de pensar - Pátria Amada Brasil

14:41



Preciso dizer que eu não me aguento, preciso enfiar o dedo na ferida sempre que algo me incomoda. E particularmente me sinto incomodada com essas manifestações e eu vou tentar listar todos os meus porquês. Não que eu queira te convencer de absolutamente nada, apenas expresso minha opinião como brasileira e frequentadora fiel das aulas de História do ensino médio. Alias deixei o cursor piscando tempo demais para conseguir colocar as ideias no lugar e decidir por onde começar.

Manifestações são algo que chamam a atenção não só dos brasileiros mas também do mundo todo, isso é um fato. São usadas como uma ótima alternativa para tirar algumas pessoas da alienação e mostrar a elas o que anda acontecendo fora daquilo que a nossa TV nos mostra. Mas será que brasileiro, atrapalhado e atrasado, está apto para sair nas ruas e lutar por direitos que eles se quer tem conhecimento? Cade aquela velha história de Direitos e Deveres do cidadão? Vejo muita gente cobrando e pouca gente fazendo.

Manifestação contra a Copa do Mundo, um mês antes da abertura oficial, é uma das maiores burrices brasileira de todos os tempos. Primeiro porque, para que houvesse algum tipo de resultado, esta deveria ter ocorrido em 2007 quando o país foi apresentado para sediar o evento. Mas brasileiro deixa tudo para última hora, sempre. Agora vem uma pergunta que eu ainda não consegui encontrar uma resposta cabível: as pessoas que saem nas ruas estão acreditando no que? Que vão cancelar a Copa? Que vão devolver o dinheiro aplicado e colocar onde nós realmente precisamos? Pois eu afirmo, com toda certeza, que isso não vai acontecer. Podem colocar o Planalto Central abaixo que não vai fazer diferença alguma. O investimento já foi feito.

Muita gente que é contra a Copa mal sabe o benefício que ela poderia trazer ao país. Poderia, porque acho difícil conseguirmos atingir o retorno esperado depois de tanto escândalo pelas ruas. O investimento é alto, sem dúvida. Houve desvios por conta do governo? Talvez, isso ninguém nunca pode afirmar. Mas já parou para pensar a quantidade de gringo que vem visitar nosso país nesses dias? O quanto aquele cara da quitanda vai receber a mais? O quanto esse investimento vai ter retorno para várias pessoas, sejam comerciantes ou donos de grandes empresas? Quem é que garante que essa onda não possa chegar em você, cedo ou tarde, direta ou indiretamente?

Mas é muito mais fácil pintar a cara e sair a público lutando por algo que você sequer sabe que existe. Ouvi dizer que existem pessoas que pregam a volta do militarismo no Brasil. A princípio me recusei a acreditar até que pesquisei um pouco mais e descobri que já existem partidos e pessoas dispostas a vestir o bonézinho, sair nas ruas, como pessoas que batem na porta da sua casa e te convencem a seguir a religião delas, tentando te vender que aquilo é o melhor para você. Professores de História choram em silêncio.

Pesquisem um pouquinho, Wikipédia que seja, sobre o militarismo no Brasil. Depois vem e me conta se isso parece realmente um paraíso que todos pregam. Foram 21 anos de opressão, atos institucionais e gente te apontando o dedo e dizendo o que você precisa fazer. Se não fizer, é declarado como comunista. Ai meu bem, foge ou morre. Pergunta rapidinho para nossos grandes poetas, como Caetano Veloso, se ele gostou de ser declarado como tal a ponto de se ver obrigado a se exilar fora do país. Vou parar por aqui, vá pesquisar.

Sem contar o que isso está causando, tanto com relação a imagem quanto a gastos. Já parou para pensar que o tio da quitanda que foi destruída não merecia isso? Já parou para pensar no dinheiro que deverá ser gasto para suprir as necessidades, que antes não existiam, como grades, lixeiras e todas as coisas que foram depredadas? Sem contar que, tem tanta gente querendo derrubar o partido em questão, mas não se dá conta de que este está relacionado a vários outros partidos.

Muita gente que, no meio dessa confusão, não se dá conta de que parte dessas depredações acontecem como uma forma dos partidos opositores derrubarem o atual. Quem acaba sendo pior? Será que, algum dia, esse país poderá ser liderado por alguém a nível de Tancredo?Pelo amor de Deus, coloquem-se para pensar. Somos seres racionais, ou pelo menos deveríamos ser, isso nos faz diferente de outros animais. Mas essas atitudes só nos tornam tão brutos quanto nossos ancestrais. 

Coloquem-se para pensar. É hora de recuar essa guerra que já foi perdida. Pensar, pesquisar e analisar uma outra forma de mudar o país. Pense, é de graça. Tem muita coisa errada nesse país? Sem dúvida. Somos contra abusos do governo com relação ao nosso dinheiro, como todas as "bolsas qualquer coisa"? Com certeza. Mas pode ter certeza de que colocar a mamadeira cheia de leite com pera debaixo do braço e ir fazer birrinha nas avenidas não vai trazer o retorno que precisamos.





You Might Also Like

2 comentários

  1. Muito bom mesmo. Parabéns! Eu concordo, de nada adianta essa ladainha agora. Gosto do seu blog, mas tenho certa dificuldade em ler os textos pois as letras são um pouco claras demais, fracas, não ressaem. Entenda como uma crítica construtiva, também sou blogueira. E míope. Abraços.

    http://coisasecasosfeitosefatos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Rafaela, muito obrigada. Principalmente pela crítica porque sei que todas elas são construtivas, vou verificar como posso melhorar isso. Ta?
    Fico feliz que tente acompanhar o blog. Sinta-se super bem vinda

    Beijos s2

    ResponderExcluir

Comentários

SUBSCRIBE

Todo o conteúdo é criado pela equipe do blog e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada ao seu devido autor. - See more at: http://www.raiannymartins.com/2014/03/cartas-para-o-meu-primeiro-amor-mais-um.html#sthash.F1Ctpv9o.dpuf
Todo o conteúdo é criado pela equipe do blog e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada ao seu devido autor. - See more at: http://www.raiannymartins.com/2014/03/cartas-para-o-meu-primeiro-amor-mais-um.html#sthash.F1Ctpv9o.dpuf

Todo o conteúdo é criado pela equipe Idealiizar e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada a seu devido autor. Todas as opiniões aqui expressas são de total responsabilidade de seus autores. Declaro que as imagens aqui utilizadas não são de minha autoria, salvo exceções, e que qualquer problema relacionado ao uso indevido de imagem deverá ser encaminhado para idealizar.me@gmail.com.