dica

Dica amiga: Vestibular, e agora?

11:00


Imagem de homework, school, and hate


Carnaval ainda não passou mas você acredita que o ano só começa depois desse feriado? Tá, precisamos conversar. Mas isso é assunto para outro post. Hoje eu vou falar de vestibular. Tá confuso com relação a carreira, a faculdade, as mensalidades e o ENEM que passou e pegou todo mundo de surpresa? 

Então, para não cair em nenhum buraco negro da vida universitária (pelo menos até a primeira cervejada... porque acontece) se liga nessas dicas de alguém que já está na segunda faculdade e se arrepende de algumas coisinhas que fez pelo meio do caminho.


ESCOLHA O CURSO QUE TE FAZ FELIZ E NÃO O QUE TE DÊ DINHEIRO

Pô Tayla, tá louca? Bem que eu gostaria. Mas, por experiência própria, a pior coisa que você pode fazer é escolher algo pela remuneração. Já pensou em alguém fazendo medicina que tem pavor a sangue? E aquele cara que faz engenharia civil mas morre de medo de altura? 

Aprenda que a felicidade profissional está naquilo que você gosta. Já acordou cedo, pegou o trem lotado e viu aquele cara sorrindo para os fones de ouvido? As vezes ele não está apaixonado por alguém, apenas apaixonado em acordar todos os dias e fazer algo que o faz sorrir. Parece surreal, né? Mas não é. 

A faculdade não é brincadeira, e se tiver muito fácil sugiro trocar de universidade. Você vai sair de casa, todos os dias, e aprender algo. Já pensou que legal seria aprender algo que você realmente goste? Se for assim as aulas ultrapassam apenas as salas, cheia de carteiras e cheiro de livro novo. 



AS VEZES A FACULDADE MAIS CARA NÃO É A MELHOR OPÇÃO

Tocando no bolso o post fica interessante, né? Eu já vi faculdades caríssimas e que não tinham a mesma estrutura de uma faculdade um pouco mais barata. Assim que você tiver em mente a profissão dos seus sonhos busque pessoas que trabalhem com isso, como inspiração, e procure saber onde se formaram, ajuda bastante.

Nem todo mundo quer fazer Universidade de São Paulo, e muita gente nem tem condições para isso. Não estou dizendo que você não é capaz, jamais. Você, eu e aquele seu vizinho meio chato somos capazes de fazer qualquer coisa que quisermos. Mas infelizmente a estrutura escolar de muita gente desse país não é das melhores. Mas e se eu te falar que aquela faculdade, particular, pertinho da sua casa tem o curso que você quer e com a estrutura mil vezes melhor que a USP? Pois é meu bem, pode acreditar em mim.

Nessa época do ano é o tempo ideal de buscar bolsas de estudo. Se o ENEM não foi lá aquelas coisas que tal procurar na sua faculdade de interesse algum tipo de financiamento estudantil, bolsa de estudos, iniciação científica? Estímulos não faltarão. Se for realmente aquilo que você quer vai fundo.



E SE NÃO DER ESSE ANO, O QUE EU FAÇO?

Se você já terminou o colégio, não conseguiu nada na faculdade dos seus sonhos, se financiamento não é uma opção e você realmente quer aquele curso, naquela faculdade, naquele período, com aqueles professores eu sugiro que pare um pouquinho. Faça um cursinho na sua cidade, se empenhe bastante e faça a prova novamente no final do ano. Se houver outras opções busque-as também mas não deixe para última hora. 

As vezes dar aquela paradinha seis meses ou um ano para decidir o que você quer não é perder tempo. Muitas pessoas saem da escola e entram direto na faculdade, o que eu fiz, e muitas vezes nem sabem se é realmente aquilo que querem fazer da vida.

Já pensou em passar um ano fora de casa? Seja em outro país, morando com a amiga em outra cidade, trabalhando em lugares que você nunca imaginou trabalhar e estudando coisas que te fazem bem? Isso é possível sim! Quem disse que você não pode se apaixonar pelos livros é porque nunca se sentiu motivado a fazer isso.



Em resumo faça aquilo que te faz bem. Que te faz sorrir. Que ta da vontade de sair de casa, numa  noite chuvosa para ouvir quatro aulas de um cara maluco falando de filosofia moderna. Isso é felicidade. Isso é estar numa universidade. As coisas não são fáceis mas com um pouquinho de dedicação você vai conseguir, confia.

Isso quem diz é uma pessoa formada numa faculdade que fez pelo dinheiro. Que passou um ano estudando 14 horas por dia para conseguir uma vaga numa universidade federal, num curso mais nada a ver que o primeiro. Com a nota no ENEM e as milhares de horas de estudo atualmente estuda Jornalismo numa universidade do lado de casa, com a melhor estrutura do meu curso e os professores mais incríveis. Se eu me arrependo de ter dado essa volta toda? Não mesmo. Mas se alguém tivesse me dito isso tudo antes eu acho que poderia ter perdido um pouquinho menos de tempo, né?










You Might Also Like

0 comentários

Comentários

SUBSCRIBE

Todo o conteúdo é criado pela equipe do blog e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada ao seu devido autor. - See more at: http://www.raiannymartins.com/2014/03/cartas-para-o-meu-primeiro-amor-mais-um.html#sthash.F1Ctpv9o.dpuf
Todo o conteúdo é criado pela equipe do blog e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada ao seu devido autor. - See more at: http://www.raiannymartins.com/2014/03/cartas-para-o-meu-primeiro-amor-mais-um.html#sthash.F1Ctpv9o.dpuf

Todo o conteúdo é criado pela equipe Idealiizar e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada a seu devido autor. Todas as opiniões aqui expressas são de total responsabilidade de seus autores. Declaro que as imagens aqui utilizadas não são de minha autoria, salvo exceções, e que qualquer problema relacionado ao uso indevido de imagem deverá ser encaminhado para idealizar.me@gmail.com.