dica

Filme: Short Term 12

10:39

Imagem de adidas, fashion, and popcorn

Short Term 12, no Brasil traduzido como Temporário 12, apresenta a realidade de envolvidos em um abrigo temporário para jovens. Seguimos pelos olhos da dedicada supervisora Grace (Brie Larson), acompanhando o dia a dia da instituição e sua relação com as crianças. Seu passado conturbado dita muito como suas relações funcionam, tanto no trabalho onde Grace dá o melhor de si e tenta ajudar a todos, como sua relação amorosa com Mason (John Gallagher Jr.).


Esteticamente muito bonito, o filme traz uma sutileza que agrada intensamente. Apesar de belo, tocante e sensível, Short Term 12 ainda não deixa de ser um filme “soco no estômago”. Pois é muito verdadeiro em trazer uma visão sobre o assunto de "jovens problemáticos". Diversas questões surgem, como “Por que eles são assim?” “Se há uma explicação, como mudar essa realidade?”. Também podemos debater livremente como a sociedade ridiculamente está sempre julgando sem saber de nenhum dos fatores envolvidos. 

O filme não nos mostra exatamente esse lado, focando mais nos motivos e não tanto no cinismo humano, o julgamento em si. No entanto estamos cansados de ver exemplos, tanto na realidade como na ficção, de crianças, jovens e adultos sendo sempre julgados por atitudes que muitas vezes não são os culpados, por isso é importante a reflexão. É muito fácil julgar, é muito mais fácil ainda julgar quando se está longe demais da situação para enxergar com clareza. É fácil dizer “nossa, essa garota tentou se matar, que idiota, tem tudo na vida” ou “esse garoto é violento, devia tomar porrada”. É muito mais fácil julgar do que tentar entender, olhar de perto, ouvir, e ter o mínimo de empatia.

É por conta disso que os personagens se tornam tão cativantes, o companheirismo e a tentativa de ajudar, sem julgamentos ou regras, apenas com compreensão e amor.


Além de Grace, que claramente está confusa do que virá a seguir em sua vida e na de seu atencioso namorado Mason. Também acompanhamos as crianças do abrigo, com um foco maior em dois eventos, a chegada de Jayden (Kaitlyn Dever), uma garota que perdeu a mãe e desde então passa de terapeuta a terapeuta por problemas com raiva e Marcus (Keith Stanfield), que logo completará 18 anos e deverá deixar a instituição.

A história é muito forte e bonita, mas trabalhada de forma sutil e doce. Um filme cheio de dor, mas que consegue transbordar amor, carinho e atenção. A mensagem sobre adoção que vemos através de Mason também é muito bonita.

O elenco é fantástico e competente, como protagonista temos a maravilhosa Brie Larson, no qual já comentei na resenha sobre o lindo O quarto de Jack. Brie vem me conquistando cada vez mais, a cada nova obra da atriz me sinto mais apaixonada pelo seu talentoso trabalho. Aqui ela nos traz mais uma ótima e forte interpretação como Grace.


Seu namorado Mason é interpretado por John Gallagher Jr., para os órfãos de The newsroom é uma ótima opção para rever o querido Jim. Rami Malek (o excelente protagonista de Mr. Robot) interpreta o novato Nate. E Stephanie Beatriz, a Rosa de Brooklyn Nine-Nine também está presente como um dos funcionários.


O filme é de fato lindo e tocante, consegue envolver o espectador de forma genuína e se transforma naquelas obras que não saem da cabeça por dias. Os personagens são cativantes, realistas e possuem uma sutileza deliciosa. Não possuem todo sua história revelada, permitindo ao espectador especular um pouco mais sobre suas origens. Com simplicidade a obra fala de assuntos fortes como abuso infantil e consegue emocionar na medida certa, a vontade de conhecer um pouco mais sobre cada caso da instituição é enorme. 

A cena final é um deleite.





You Might Also Like

0 comentários

Comentários

SUBSCRIBE

Todo o conteúdo é criado pela equipe do blog e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada ao seu devido autor. - See more at: http://www.raiannymartins.com/2014/03/cartas-para-o-meu-primeiro-amor-mais-um.html#sthash.F1Ctpv9o.dpuf
Todo o conteúdo é criado pela equipe do blog e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada ao seu devido autor. - See more at: http://www.raiannymartins.com/2014/03/cartas-para-o-meu-primeiro-amor-mais-um.html#sthash.F1Ctpv9o.dpuf

Todo o conteúdo é criado pela equipe Idealiizar e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada a seu devido autor. Todas as opiniões aqui expressas são de total responsabilidade de seus autores. Declaro que as imagens aqui utilizadas não são de minha autoria, salvo exceções, e que qualquer problema relacionado ao uso indevido de imagem deverá ser encaminhado para idealizar.me@gmail.com.