dica

Filme: 20th Century Women

17:29

Imagem de food, photography, and popcorn

Na Califórnia dos anos 1970 acompanhamos a trajetória de três mulheres de diferentes faixas etárias explorando seus sentimentos, medos, inseguranças e relacionamentos.

Na famosa “corrida do Oscar” sempre somos surpreendidos com gratas surpresas ou bombas completas. Apesar de 20th Century Women ser daqueles filmes que você já sabe que vai amar apenas assistindo ao trailer, ainda sim o filme te atinge de uma forma totalmente inesperada e conquista de forma arrebatadora.


Bonito, profundo e melancólico, com uma trilha sonora maravilhosamente ambientada nos anos 70, o filme é dono de uma narrativa dinâmica e adorável. Com diversos narradores ao decorrer da trama, recheado de diálogos afáveis e poéticos, vamos conhecendo mais da vida dessas mulheres comuns, mas que como todo ser humano, podem ser extraordinárias. A narrativa pode ser simples, mas não seus protagonistas, todos os personagens são complexos e profundos, explorados com desenvoltura.

Responsável pela boa construção da história, o roteiro delicado e sensível de Mike Mills dá força aos atores que exprimem ótimas atuações. O elenco encabeçado pela excelente Annette Bening, perfeita no papel de Dorothea, conta também com nomes como Elle Fanning, Greta Gerwig, Billy Crupud e Lucas Jade Zumann.


Além da forma bonita com que os personagens são explorados em suas experiências de autodescobrimento, o filme de depara com diversas discussões tabus pertinentes, as questões femininas presentes são bem retratadas e empáticas. Há um enorme contraste entre as personagens mulheres, cada uma resolve seus problemas de forma diferente,  em diversos contextos e situações. Agindo de forma certa ou errada, é fascinante e extremamente apaixonante acompanhar suas trajetórias.

Os personagens masculinos, William (Billy) e o fofíssimo Jamie (Lucas), também são bem feitos e explorados de forma eficiente, mas são as mulheres que roubam a cena. A discussão da maternidade, interligando diferentes momentos da vida de Abbie (Greta), Julie (Elle) e Dorothea (Annette) é muito bem pontuada. Fugindo das discussões piegas ou clichês, as relações dos personagens e as diferenças entre suas gerações são apaixonantes e verdadeiras. Com leveza vemos que não nos descobrimos apenas na adolescência, você pode se autodescobrir, e provavelmente o fará, a qualquer momento da vida. Seres humanos estão em constante evolução, não é porque você é adulto que seus medos, desejos e sonhos vão embora, e é importante explorar isso sempre.


A belíssima direção de arte e fotografia fazem o coração saltar, a beleza da obra está presente em todos detalhes. O filme deixa bem claro o que acontecerá com os protagonistas no futuro, e apesar do tom triste de algumas histórias, é impossível não se ver extasiado, a beleza das cenas, cores e enquadramentos seduzem.

É triste o filme não ter sido indicado à categoria de Melhor Filme no Oscar 2017, a nomeação na categoria de Melhor Roteiro Original é justa, mas o filme merecia muito mais.


Com reflexões coesas e uma forma dinâmica e gostosa de contar uma história, 20th Century Women é um dos melhores filmes atuais para encontrar discussões femininas que não soam sexistas e retratam mulheres apaixonantes de forma real. Dizer apenas “amei” para um filme desse chega a ser eufemismo.


You Might Also Like

0 comentários

Comentários

SUBSCRIBE

Todo o conteúdo é criado pela equipe do blog e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada ao seu devido autor. - See more at: http://www.raiannymartins.com/2014/03/cartas-para-o-meu-primeiro-amor-mais-um.html#sthash.F1Ctpv9o.dpuf
Todo o conteúdo é criado pela equipe do blog e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada ao seu devido autor. - See more at: http://www.raiannymartins.com/2014/03/cartas-para-o-meu-primeiro-amor-mais-um.html#sthash.F1Ctpv9o.dpuf

Todo o conteúdo é criado pela equipe Idealiizar e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada a seu devido autor. Todas as opiniões aqui expressas são de total responsabilidade de seus autores. Declaro que as imagens aqui utilizadas não são de minha autoria, salvo exceções, e que qualquer problema relacionado ao uso indevido de imagem deverá ser encaminhado para idealizar.me@gmail.com.