dica

Filmes e séries com personagens femininas fortes e MARAVILHOSAS

15:02

Imagem de cafe, music, and música

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que acontece amanhã, falaremos de filmes e séries com personagens maravilhosas, inteligentes, fortes, ousadas e empoderadas nesta lista deliciosa, feita especialmente para você que NECESSITA conhecer mais obras com grandes personagens femininas.

Séries


House of cards – Claire Underwood


Claire pode aparentar ser apenas a esposa do protagonista de House of Cards, Frank Underwood, mas quando se assiste a série percebe-se que a personagem é muito mais do que isso. Claire é uma força da natureza, ela sabe o que quer e não importa como, ela vai conseguir, fria e determinada faz o mundo se dobrar a seu favor. Ela não se prende a tabus, não liga se faz sexo dentro ou fora do casamento, se precisa mentir e manipular ou até mesmo se matar for a única opção viável. Ela é poderosa e assustadora ao mesmo tempo, não ser cativado por ela é um esforço perdido.

Homeland – Carrie Mathison


Carrie Mathison é uma das minhas personagens favoritas da TV. Interpretada pela excelente Claire Danes, a agente da CIA se prova brilhante e forte o tempo todo, ela está sempre certa, não importa quão absurda seja sua teoria, no fim é sempre ela quem acaba resolvendo o problema. Claro que Carrie é a rainha da série, mas além dela, Homeland apresenta várias personagens femininas fortes e relevantes. Em meio a investigações, operações e disfarces, Carrie arrasa e mostra que é uma mulher fantástica, independente e que merece os holofotes.

Outlander - Claire Randall Fraser


Protagonista de Outlander, Claire é uma personagem feminina muito boa e forte, o tipo de mulher que não baixa a cabeça para ninguém e faz o que tem que fazer, o que julga certo. Inteligente e instruída se torna decisiva em inúmeros momentos da trama, muitas vezes sem precisar da ajuda de ninguém. Confira minha resenha da série aqui.

How to get away with murder – Annalise Keating


How to get away with murder é recheado de boas personagens femininas. Mas nenhuma se compara a Annalise Keating, personagem interpretada pela deusa, rainha do universo Viola Davis. Annalise é inteligente, independente, poderosa, e o melhor de tudo, não é uma mocinha que faz tudo certo. Em um mundo em que as mulheres “precisam” ser perfeitas, corretas, fofas, etc, é ótimo ver uma protagonista que toma decisões moralmente questionáveis o tempo todo, mas nunca deixando de ser maravilhosa. Resenha aqui.

Jessica Jones


Jessica Jones é uma heroína dos quadrinhos adaptada para a TV pela Netflix em parceria com a Marvel. Integrante dos defensores, ela possui super força e não tem preocupação em ser agradável nem gentil com ninguém. Muita gente acha ela chata, mas eu gosto da atitude dela, mulheres não precisam ser “femininas”, boazinhas ou gentis o tempo todo só porque a sociedade diz que é assim que devemos ser para que os outros gostem de nós. Ela não liga para a opinião dos outros. Adoro isso!

Vikings - Lagertha


Sabe uma das coisas mais maravilhosas da ótima série do canal History, Vikings? As guerreiras! A série é recheada de ótimas personagens femininas, o empoderamento reina aqui, mas a melhor de todas é Lagertha. A personagem MARAVILHOSA só cresce através das ótimas temporadas da série, é uma guerreira extremamente habilidosa e consegue o que quer. Ninguém passa por cima de Lagertha, ela mata quem precisa matar, se une com quem demonstrar a melhor aliança, invade cidades, treina outras guerreiras e fascina qualquer espectador. QUE MULHER!


Shameless – Fiona Gallagher


Shameless é uma dramédia que você já devia conhecer faz tempo! Apesar da série possuir algumas personagens bacanas, nenhuma se compara a maravilhosa e guerreira Fiona Gallagher. A mãe de Fiona abandonou a família quando ela tinha 15 anos, Frank, o pai alcoólatra e negligente nunca cuidou dos filhos, então sobra tudo para Fiona que abandona a escola e vai cuidar dos 5 irmãos. Ela é uma personagem maravilhosa e cativante, por conta da disfuncionalidade da família Gallagher, ela constantemente toma péssimas decisões e acaba se ferrando, mas nada disso é condenável. Ela é uma das personagens mais guerreiras e fortes que já vi. Quando Fiona chora o mundo desaba, seu coração quebra, porque ela só merece felicidade.


The Fall – Stella Gibson

"Uma mulher, esqueci quem, uma vez perguntou para um amigo homem por qual motivo os homens se sentiam ameaçados por mulheres. Ele disse que tinham medo que as mulheres rissem deles. Quando ela perguntou para um grupo de mulheres por qual motivo elas se sentiam ameaçadas por homens, elas disseram: “nós temos medo que eles possam nos matar”.
Está a procura de uma das melhores protagonistas da TV? Te apresento Stella Gibson. Seus discursos cheios de reflexões feministas são algumas das melhores coisas que você vai ver. Ela é inteligente, livre, confiante, forte, competente e sabe o que quer. Sempre pega os vilões porque ninguém a supera, ESSA MULHER É FANTÁSTICA! Você não vai se arrepender de conhecer uma das melhores protagonistas de séries policiais ever!


Agent Carter – Peggy Carter



Criadora da SHIELD, Peggy Carter é um exemplo de personagem maravilhosa! Vivendo em uma época em que o machismo era maior e ainda mais escancarado (décadas 1940 e 1950), ela tem que lutar contra os preconceitos dos colegas de trabalho e mostrar que é totalmente capaz, como qualquer outro agente. Infelizmente a série foi cancelada depois de duas temporadas, mas conhecer um pouco mais da personagem que foi apresentada no primeiro filme do Capitão América é um deleite.

The Americans – Elizabeth Jennings


The Americans é protagonizado por um casal de agentes russos, Phillip e Elizabeth. Assim como Carrie de Homeland, Elizabeth é uma das minhas protagonistas favoritas da TV, principalmente das séries de espionagem. A protagonista vivida pela excelente Keri Russell é uma personagem única. Inteligente, corajosa e ousada, Elizabeth deixa qualquer personagem, homem ou mulher, aos seus pés. Assim como Jessica Jones, ela não busca agradar ninguém, só quer que o trabalho esteja terminado e bem feito. Além disso é uma personagem extremamente bem desenvolvida e profunda.

American Crime Story – Marcia Clark


Baseada na história real do jogador de futebol americano O.J. Simpson, acusado de assassinar a ex-esposa e o namorado, a minissérie reconta passo a passo o julgamento que parou o país. Marcia Clark, promotora do caso, sofreu muito com a exposição da mídia, as constantes críticas ao seu trabalho e aparência. É doloroso acompanhar a personagem que teve que suportar uma mídia sensacionalista e machista que crucificava a promotora por motivos banais e muitas vezes sexistas, mas que suavizavam a imagem de um provável assassino, pintando OJ como um herói perseguido. Sarah Paulson é a estrela do show, rouba qualquer cena e diálogo, exuberante no papel ela passa todo o sofrimento e angústia que Marcia passou com a exposição, sua luta na justiça pelos filhos e o pulso firme que possuía no tribunal, equilibrados e brilhantemente passados para a tela. Além de você poder acompanhar uma mulher forte e real, qualquer coisa que a maravilhosa Sarah Paulson faz merece ser visto e apreciado. Resenha dessa minissérie maravilhosa aqui.

Parks and Recreation - Leslie Knope



A protagonista da maravilhosa comédia Parks and Recreation, Leslie Knope, é o tipo de pessoa que não se encontra em todos os lugares, ela é única. Inteligente, prestativa, extremamente otimista e abertamente feminista, ela é um exemplo de personagem fácil de admirar e se apaixonar. A série da genial Amy Poehler discute e faz ótimas críticas ao machismo, principalmente a partir do momento que Leslie começa um novo relacionamento. As "reinvindicações" ridículas da sociedade que buscam oprimir as mulheres, são muito bem pontuadas e Leslie deixa tudo mais engraçado. Se quiser saber mais sobre essa série fantástica, leia a resenha aqui.


The 100 – Clarke, Octavia, Lexa e Raven


The 100 é uma série teen da CW, apesar de seus erros e da fraca última temporada, considero uma das melhores do canal. Recheado de protagonistas femininas fortes, a série é um exemplo para muitas outras. Escolhi 4, mas saiba que assistindo The 100, felizmente nos deparamos com várias personagens femininas maravilhosas e a maioria em postos de comando, o que é melhor ainda! Clarke se torna líder dos 100 jovens que pousam na Terra e precisa tomar decisões difíceis todo o tempo, além de inteligente e prestativa, ela é o porto seguro de muitos. Octavia é a personagem que mais cresceu ao decorrer da série, de garota irritante (porém compreensível assim que conhecemos seu passado horrível) , ela se transforma em uma guerreira treinada por uma chefe de tribo e bota qualquer um para correr. Lexa é a comandante, ela é quem decide o que vai acontecer com todos os 12 clãs de Terras-firmes. Lexa é impiedosa, inteligente, destemida e nem sempre toma a decisão que agrada ambos os lados, mas ela não liga, pois é poderosa e não precisa de ninguém. Raven é uma engenheira inteligentíssima, bad ass e ousada, ela rouba qualquer cena.

Gilmore Girls - Lorelai e Rory Gilmore


No caso de Gilmore Girls, o mais legal é que aqui elas não heroínas, espiãs ou coisa parecida, são mulheres normais, que você pode encontrar no seu dia a dia, mas que não deixam de ser fortes e independentes. Lorelai engravidou quando era adolescente, mas decidiu criar sua filha longe da influência e do dinheiro dos pais, não quis se casar apenas por pressão e a  necessidade de "filhos dentro do casamento", trabalhou  muito e se tornou gerente de uma pousada, e criou Rory da forma que julgava melhor, longe do conservadorismo que sempre a rodeou na casa dos pais. Personagens inteligentes, apaixonantes e exemplos de empoderamento.

Grace and Frankie


Os maridos de Gracie e Frankie revelam que estão apaixonados e pretendem se casar. As duas personagens ficam devastadas e acabam tendo que morar juntas na casa de praia que compraram em conjunto anos antes. Divertida e emocionante na mesma medida, a série não retrata apenas os dramas das personagens após o divórcio, mas discute muito sobre relações femininas e envelhecimento. Questões como sexo na terceira idade, família, lubrificantes e vibradores são retratadas sem tabus. Não se apaixonar pelas maravilhosas Jane Fonda (Grace) e Lily Tomlin (Frankie) é impossível.

The Newsroom –  Mackenzie MacHale e Sloan Sabbith


The Newsroom, obra prima da HBO, possui personagens femininas interessantes e competentes, mas as minhas favoritas são Mackenzie e Sloan. Brilhantes, elegantes, carismáticas e apaixonantes, as duas dão um brilho especial a qualquer cena.


Westworld - Dolores e Maeve

"Imaginei uma história onde não preciso ser a donzela" - Dolores
Ao lado de This is us, Westworld foi indiscutivelmente a melhor estreia da fall season 2016. A série genial reúne uma história complexa e envolvente, com um elenco estelar de tirar o fôlego. Duas personagens femininas se destacam muito e merecem ser apreciadas. As androides Maeve e Dolores decidem que não querem mais ser peões dos humanos e revolvem tomar as rédeas das próprias vidas. 

Orphan Black


O que não falta em Orphan Black são personagens fortes, inteligentes, cativantes, corajosas e admiráveis, é impossível escolher apenas uma personagem. Na resenha de Orphan Black (aqui), já comentei como a série é maravilhosa e Tatiana Maslany é extraordinária como atriz, mas não cheguei a falar como as personagens femininas são bem feitas. Apesar de Sarah Manning ser bem namoradeira, o plot de nenhuma das clones se resume a futilidade, homens ou relacionamentos melodramáticos, ao contrário, apesar de estar envolvida em relacionamentos, a personagem nunca é julgada, o que é essencial para definir sua liberdade sexual como direito. Desde a primeira temporada as clones possuem suas vidas em risco, então elas já tem muito com o que se preocupar e comprovam em todos os episódios como são fascinantes. 

Orange is the new Black





O ponto chave de Orange is the new black sempre foi a representatividade. O elenco composto por um grupo diversificado de mulheres é querido do público desde sua estreia em 2013. Aqui temos história de diversas mulheres que são retratadas com realismo e de forma muito bela e sensível, não são resumidas a papéis que as sexualizam, mas sim personagens que inspiram nossa empatia por serem tão reais, fortes e batalhadoras. Muitas cometeram erros, porém todas são seres humanos, o que não exclui esses erros, mas mostra que eles não te definem e que segundas chances são possíveis. Resenha da 4ª (e melhor) temporada aqui.

Game of Thrones


Game of Thrones é uma das minhas séries favoritas da vida toda e seria impossível escolher apenas uma personagem. Aliás a série é repleta de personagens femininas fortes e inteligentíssimas. Além de ser uma das melhores séries da atualidade e por isso já seria uma indicação e tanto, em Game of Thrones você vai encontrar inúmeras mulheres para se inspirar. Arya Stark, Cersei Lannister, Daenerys Targaryen, Margaery Tyrell, Melisandre, Brienne, Ygritte, Yara Greyjoy, Catelyn Stark, entre muitas outras. Se eu fosse citar todas as grandes personagens de GOT, essa lista deveria ser só para isso. 


The Walking Dead


Assim como em Game of Thrones, é impossível escolher apenas uma personagem para falar. O número de mulheres fortes nesta série é enorme. Michonne, Maggie, Carol, Rosita, Sasha, Tara e tantas outras não se escondem, vão direto para a linha de frente das batalhas. É lindo e inspirador ver esse tanto de mulher lutando e saindo vitoriosas.

Filmes

Thelma & Louise



Claro que eu não podia deixar de fora esse clássico. Ícone da libertação feminina, o filme é extremamente relevante, com duas protagonistas sensacionais, e que levanta ótimas discussões sobre abuso, igualdade e respeito. Os diálogos são excelentes, e deixam bem claro a angústia de duas mulheres que viveram a vida inteira oprimidas. A liberdade que as amigas conquistam nessa viagem é uma coisa linda de se ver.



Mad Max – Estrada da Fúria - Imperatriz Furiosa 





Os personagens de Mad Max são excepcionais, mas a Imperatriz Furiosa é o grande destaque! Uma das melhores personagens femininas “Bad Ass” que já vi, além de ser uma mulher extremamente forte, corajosa, independente e que luta muito, não é estereotipada como a famosa “mulher-macho”. Ela é forte, mas ao mesmo tempo possui delicadeza e uma leveza em sua construção, principalmente na proteção das outras garotas. O melhor de tudo, sua relação com os outros personagens não se resume a um romance, mas sim cumplicidade, principalmente com Max, uma ótima dupla diga-se de passagem. Resenha aqui.

Star Wars – Princesa Leia



Numericamente, a quantidade de personagens masculinos em Star Wars é bem maior, mas felizmente as personagens femininas que encontramos nos filmes da franquia e no derivado Rogue One, possuem grande relevância. Claro que o número reduzido ainda é um problema, mas ter protagonistas mulheres fortes e centrais na trama já é de suma importância. Amo a Rey (muito) e a Jyn, que são as protagonistas mais recentes da franquia, mas convenhamos que Princesa Leia é a mais relevante de todas, principalmente pela época de lançamento da trilogia clássica. Leia não é o tipo de princesa presa em uma torre que espera o resgate e depois desvalesse nos braços de seu príncipe encantado, ela é forte, corajosa e audaciosa. Se ela não gosta de algo, fala na cara e não tá nem aí. Ela é demais!

Jogos Vorazes – Katniss Everdeen


Katniss é uma ótima protagonista, todos conhecemos a história da garota que tomou o lugar da irmã como tributo na esperança de salvá-la. A personagem interpretada por Jennifer Lawrence inspira compaixão, sua bondade e companheirismo para com a irmã são comoventes, porém não é apenas isso que chama atenção em Katniss, mas sim sua desenvoltura como heroína contemporânea. Ainda não estamos no numero ideal, mas felizmente o protagonismo feminino vem crescendo, Jogos Vorazes foi um dos primeiros filmes dessa nova leva de heroínas no cinema e mostrou que garotas são capazes, lutam, e que além de tudo não fazem feio nas bilheterias. 

10 coisas que odeio em você – Kat Stratford

"Os opressivos valores patriarcais que determinam nossa educação"
Poucas comédias românticas possuem personagens tão maravilhosas como Kat. Inteligente, forte e do tipo que não leva desaforo para casa, Kat conquista e inspira. 10 coisas que odeio em você é um dos meus filmes favoritos, já assisti centenas de vezes e desde pequena sempre amei Kat Stratford e quis ser como ela. Eu nem sabia o que era ser empoderada quando conheci a personagem, mas ela é um ótimo exemplo de personagem feminista e inspiradora que foge dos clichês românticos de mocinha fofa e agradável em perigo. Amo o filme desde de muito nova, Kat é provavelmente a primeira influência feminista que conheci, e a personagem não faz feio, todos os seus discursos e ideais são bem feitos e certeiros. Claro que hoje a história já está um pouco batida e clichê, mas a releitura moderna de A Megera Domada é uma das melhores comédias românticas que você vai ver em toda a sua vida. Confira a lista de filmes que você precisa ver (parte 1 e 2)


Kick-Ass - Hit Girl


Hit Girl é o codinome de uma garotinha que ao lado do pai luta contra o crime. Habilidosa, destemida e boca suja, Hit é uma personagem divertida e extremamente cativante. Seus diálogos espertos e mais maduros de que muitos adultos, unido ao seu domínio das ótimas cenas de ação da personagem atrai e te fazem se apaixonar por uma personagem tão singular.

A hora mais escura – Maya


A hora mais escura conta a história da captura de Osama Bin Laden pela visão da agente da CIA que conseguiu tal façanha. Interpretada pela excelente e maravilhosa Jessica Chastain, a personagem é um exemplo bacana de mulher forte. Talvez lembre bastante Carrie Mathison (Homeland) que citei acima, mas além do filme ser ótimo, é sempre bom ver esse tipo de personagem que vive em um mundo predominantemente masculino, mas que não faz feio e mostra o que é Girl Power ♥

Animações


Valente - Merida 





Por que não lembrar das animações? Apesar de poucas, ultimamente temos tido mais animações com personagens femininas fortes e independentes que não precisam de nenhum príncipe, alias todas nós podemos ser nossas próprias heroínas. Valente é protagonizado por Merida, uma princesa que ama sua liberdade, mas que por conta da tradição de seu povo é obrigada por sua mãe a ficar noiva. A garota não aceita sua condição e luta contra essas regras aprisionantes, ao mesmo tempo em que vive uma mágica aventura envolvendo feitiços ao lado da mãe. 

Moana 


Cheia de representatividade, a animação da Disney nos apresenta uma protagonista fora dos padrões hollywodianos que será a próxima chefe de sua tribo e é escolhida pelo mar para devolver o coração roubado de uma deusa. Uma heroína corajosa, destemida e que não precisa de um interesse amoroso para completar sua história. Uma animação linda que emociona e conquista com toda sua importância cinematográfica. PS: As canções são maravilhosas!


A lista ficou grande, mas claro que essas não são as únicas personagens femininas que merecem sua atenção. Filmes e séries como Girls, Scandal, The good wife, Empire, Frida, Kill Bill, 20th Century Women, Sense8, A informante, Olga, Bastardos Inglórios, Resident Evil, entre outros, também possuem excelentes exemplos de mulheres para se inspirar. Então deixa nos comentários outras personagens que as pessoas também precisam conhecer :)


You Might Also Like

2 comentários

  1. As séries não conheço, mas mesmo assim as atrizes são lindas, os filmes são maravilhosos, que escolha linda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Marcelo, fico feliz que tenha gostado :D

      Excluir

Comentários

SUBSCRIBE

Todo o conteúdo é criado pela equipe do blog e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada ao seu devido autor. - See more at: http://www.raiannymartins.com/2014/03/cartas-para-o-meu-primeiro-amor-mais-um.html#sthash.F1Ctpv9o.dpuf
Todo o conteúdo é criado pela equipe do blog e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada ao seu devido autor. - See more at: http://www.raiannymartins.com/2014/03/cartas-para-o-meu-primeiro-amor-mais-um.html#sthash.F1Ctpv9o.dpuf

Todo o conteúdo é criado pela equipe Idealiizar e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada a seu devido autor. Todas as opiniões aqui expressas são de total responsabilidade de seus autores. Declaro que as imagens aqui utilizadas não são de minha autoria, salvo exceções, e que qualquer problema relacionado ao uso indevido de imagem deverá ser encaminhado para idealizar.me@gmail.com.