Literatura nas telonas

Literatura nas telonas - Thirteen Reasons Why

14:52

Imagem de 13 reasons why

A gente gosta de uma polêmica e não é pouco.

Em um livro que retratava o tema, assustadoramente, comum entre os jovens, sejam eles das classes mais variadas, o suicídio. Publicado em 2009 

Hannah achara que o colégio era a sua salvação, o que muitos acham que é justamente por terem diversos problemas em casa, para tudo que era razoavelmente errado em sua vida. Seus pais ficavam mais preocupados com a farmácia da família, do que com a própria filha que, querendo ou não, é uma adolescente e, a gente sabe que essa fase, é uma coisa complicada. São muitas duvidas sobre sexualidade, drogas, sexo e tudo mais.

Imagem de celebrities, couple, and edit
(Clay Jensen e Hannah Baker)

Na história, Hannah, lista vários motivos que a levaram ao suicídio, gravando 13 fitas para que aqueles à recebessem estariam nela, e se, por acaso alguém tentar encobrir, ou jogar fora, as treze fitas serão divulgadas a público. De alguma forma, de algum jeito. 

Quando Clay recebe essas fitas fica abismado, quando ela começa a sua fala, na primeira fita, ela diz que 13 pessoas poderiam impedir, ou evitar, que ela cometesse o suicídio. Ele não entende porque está nela, só haveria um forma de saber: ouvido - Hannah gravou as fitas em uma noite e, aí chegar escola, cometera o suicídio. Para Clay era muito difícil ouvir tudo, até porque ele sempre tivera uma que "quedona" por ela.

Imagem de 13 reasons why and 13reasonswhy
(Hannah, Clay, Justin, Jessica, Tyler e Alex)

Muita gente achou que a adaptação para uma série, com o mesmo nome, não foi uma boa ideia porque tem vários gatilhos que podem deixar os mais desavisados em depressão - principalmente a cena que a Hannah comete o suicídio. E tem outros que não vou deixar mais detalhes aqui.

Mas eu adorei e odiei.

Imagem de 13 reasons why, dylan minnette, and hannah baker

Uma vez eu escrevi um texto chamado Não seja um dos 13 porquês - vamos falar sobre bullying, onde contei - ou desabafei - um pouco mais sobre a minha história e o porque eu escrevia. 

Eu acho que todos, que leram o livro, ficariam chocados com a adaptação com um filme ou uma série, o que seria normal mais é "OK, já estávamos esperando isso"  mas a série foi mais além e colocou mais coisas para preencher as horas que faltavam - assista porque não quero dar spoiler - o que deixou muita gente puta da vida. Acredito que a Netflix não teria essa intenção mais sim, para mostrar ao seu público quais os problemas que o bullying, ou uma história mal contata, traz para a vida de uma pessoa.

Imagem de 13 reasons why, hannah baker, and quote

Hannah era alegre, divertida, de bem com a vida e não ligava muito para o que as pessoas falavam dela... e cometeu o suicídio, da para entender? Como eu disse no outro texto, eu quase fui uma Hannah e não tenho vergonha de admitir isso.

O que importa é o bem que você faz, volta para você ainda melhor!

Se você estiver pensando em fazer mal a você, manda uma mensagem para a gente, tá? O que não pode é desistir de você mesmo ♥



You Might Also Like

0 comentários

Comentários

SUBSCRIBE

Todo o conteúdo é criado pela equipe do blog e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada ao seu devido autor. - See more at: http://www.raiannymartins.com/2014/03/cartas-para-o-meu-primeiro-amor-mais-um.html#sthash.F1Ctpv9o.dpuf
Todo o conteúdo é criado pela equipe do blog e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada ao seu devido autor. - See more at: http://www.raiannymartins.com/2014/03/cartas-para-o-meu-primeiro-amor-mais-um.html#sthash.F1Ctpv9o.dpuf

Todo o conteúdo é criado pela equipe Idealiizar e qualquer cópia total ou parcial deve ser creditada a seu devido autor. Todas as opiniões aqui expressas são de total responsabilidade de seus autores. Declaro que as imagens aqui utilizadas não são de minha autoria, salvo exceções, e que qualquer problema relacionado ao uso indevido de imagem deverá ser encaminhado para idealizar.me@gmail.com.